10 Dicas para Blogueiro de Culinária para Aumentar o Tráfego do Site

Você já se perguntou por que alguns blogs de culinária são um grande sucesso enquanto outros mal são encontrados nos sites de busca? Hoje vou compartilhar 10 Dicas para Blogueiro de Culinária para tornar o seu site mais visível.

Mas antes quero te falar, o ingrediente certo para ter um site de sucesso é apenas um: Search Engine Optimization, o famoso SEO.

Eu uso o Rank Math SEO nos meus sites, eu adoro as dicas oferecidas durante a redação e permite adicionar até 5 palavras-chave gratuitamente. É um plugin do WordPress que oferece várias funcionalidades para otimizar as páginas de um site. Outros ótimos plugins para SEO são Yoast SEO e o All in One SEO.

Mas não se resume apenas a instalar e ativar um plugin, é preciso compreender como o sistema de busca online funciona e é isso que vou te ensinar! Então chega de papo, pegue uma xícara de café e vamos explorar juntos esse conteúdo?

10 Dicas para Blogueiro de Culinária para Aumentar o Tráfego do Site - palavras-chave ADS

1. A minha primeira dica para o Blogueiro ou Blogueira de Culinária é: pesquisa de palavras-chave!

Alguém já te explicou o que é palavra-chave?

Esta é a primeira e mais importante dica de SEO, uma vez que é fundamental para o crescimento de qualquer blog ou site na internet.

Agora, você me pergunta, como encontrar a palavra-chave dentro do meu post?

É fácil, basta se cadastrar no Google Ads e usar gratuitamente o Keyword Planner (não é preciso pagar por anúncio para utilizar essa ferramenta).

Outro site que oferece uma ferramenta gratuita para procura de palavra-chave por até três consultas, é o Ubersuggest. A empresa também disponibiliza uma excelente extensão para o navegador Chrome para visualizar as palavras-chave dos sites que aparecem na primeira página de buscas no Google.

Existem outros sites de gestão de SEO, como o Semrush ou Ahrefs, que também oferecem serviços gratuitos para ajudá-lo a escolher, revisar ou modificar uma palavra-chave dentro do post.

Em geral, lembre-se de escolher palavras-chave relevantes para o seu conteúdo, ter um volume de pesquisa decente e não ter muita concorrência.

2. Você sabe o que são palavras-chave de cauda longa?

Talvez você não esteja familiarizado sobre palavras-chaves de cauda longa ou nem sabe o que é, anote essa dica no seu caderno para ajudar a aumentar o tráfego do seu site de gastronomia. Só que antes, o que seria cauda longa?

Um bom exemplo, você começou a escrever um conteúdo aonde a palavra-chave é “bolo”, em seguida, visitando o Keyword Planner descobre que essa palavra é bastante concorrida. Opte por uma palavra-chave de cauda longa, como “receita de bolo de chocolate amargo sem ovos”, para aumentar a chance de sua postagem alcançar uma classificação mais elevada em buscas online, direcionando-se a um público interessado na sua receita específica.

Resumindo, as palavras-chave de cauda longa são frases ou perguntas mais específicas que os leitores podem pesquisar. Apesar de não receberem tantas pesquisas quanto outras palavras-chave, geralmente são menos competitivas!

3. As pessoas estão perguntando para o Google, Alexa ou Siri quando querem uma receita!

Com o aumento das buscas feitas por assistentes virtuais, os sites de busca estão dando mais importância às palavras-chave de cauda longa em vez das de cauda curta, especialmente para pesquisas feitas por voz.

Atualmente, é possível conversar com a Siri ou Alexa para encontrar uma “receita de bolo de chocolate amargo sem ovos muito simples de fazer” sem precisar digitar no computador ou no celular.

Então comece a usar palavras-chave de cauda longa e observe o tráfego do Google do seu site disparar!

4. Construa grupos de receitas

Uma postagem com um conjunto de receitas principalmente relacionadas ao tema, ajuda demais para obter um bom impacto no SEO.

Um bom exemplo sobre isso?

São as minhas postagens para o Dia das Mães ou uma coleção de receitas com dicas de como comprar, como guardar e dados nutricionais sobre Batata.

Tópicos relacionados aos ingredientes principais, datas comemorativas ou receitas alternativas ajudam a impulsionar o SEO do seu site de culinária, facilitando para os leitores encontrar mais informações ou descobrir receitas deliciosas.

Quer um guia simples para montar o seu grupo de receitas?

  • Escolha um tema – por exemplo, se você escreve muitas receitas de comida nordestina, então crie uma postagem abrangente sobre todos os pratos nordestinos que seu leitor pode preparar em casa que está no seu site;
  • Selecione receitas relacionadas – reúna receitas que estão em alta e aquelas que você quer aumentar o número de leitores. Agrupe aquelas que se enquadram no tema;
  • Não esqueça dos link entre as receitas –  lembre-se de incluir links internos das receitas e links externos (como mídias sociais, outros sites de gastronomia, etc.). Isso ajudará os leitores e os mecanismos de pesquisa a encontrarem seu conteúdo relacionado;

Receitas saborosas e resumos bem escritos são um presente para a criação de coleções de receitas. Facilitam o processo e os mecanismos de pesquisa, como o Google, valorizam conteúdo relevante e interconectado.

5. Construa autoridade no mundo online.

Assim como um toque de sal pode aprimorar uma receita caseira, a autoridade do seu Blog de Gastronomia pode aumentar sua visibilidade nos motores de busca.

Você não sabe o que é autoridade no mundo online?

Então vamos lá, eu vou te explicar!

Autoridade é quando você se torna uma referência em um determinado assunto, quando as pessoas confiam no seu conhecimento e experiência.

Então crie conteúdos com credibilidade, aonde você é reconhecido como um especialista naquilo que você faz.

E é isso faz toda a diferença no meio digital, onde a competição é acirrada e é preciso se destacar para ser notado.

Anote algumas maneiras de construir autoridade no seu site de culinária:

  • Convide ou escreva para outras blogueiras – faça um intercâmbio com outras criadoras de conteúdo, especialmente de blogs ou sites de culinária confiáveis. Isso garantirá um backlink para o seu blog e autoridade no assunto;
  • Sempre produza conteúdo de qualidade – faça uma receita com dicas exclusivas, bem pesquisada e rica em informações úteis para os seus leitores. Quanto mais seu conteúdo ajudar os leitores, mais o Google irá favorecer seu site;
  • Prova Social – a maioria dos leitores adora ler avaliações antes de experimentar uma nova receita de qualquer site. Incentive as pessoas a comentarem em cada post com depoimentos genuínos;
  • Backlinks – para quem não sabe, esse termo significa trocas de link entre outros sites confiáveis. Essas trocas aumentam a autoridade, melhoram o SEO e ajudam a expandir a sua rede de relacionamentos. Não hesite, entre em contato com aquele criador de conteúdo que você admira e faça uma proposta de conteúdo com backlink.

Construir autoridade é como cozinhar lentamente sua refeição em um dia frio de inverno: leva tempo, paciência e resulta em uma receita deliciosa.

6. Não esqueça dos links internos em cada conteúdo!

Todas as postagens do seu site precisam ter links internos conectando o conteúdo por hiperlinks. É como construir uma teia de aranha, em que cada fio leva a outra postagem de receita incrível que você já vez.

Além dos seus leitores adorarem e aumentar as visualizações no site, o Google também favorece essa prática, pois ajuda o SEO a entender a estrutura do site e as relações entre os conteúdos.

Mas não é apenas espalhar links aleatórios por toda parte!

Está publicando uma receita para o verão?

Então procure links de outras receitas que são mais perfeitas e refrescantes para os dias quentes dessa estação.

10 Dicas para Blogueiro de Culinária para Aumentar o Tráfego do Site

7. Otimize imagens e vídeos.

Você sabia que suas imagens de comida e vídeos de culinária podem contribuir para aumentar a visibilidade do seu blog?

É isso mesmo.

Para otimizar as imagens ou videos do seu site, é muito simples!

  • Comece nomeando seus arquivos corretamente – certifique-se de que o nome do arquivo descreva com precisão do se se trata. No lugar do IMG_888.jpg, você irá nomear como “salada_de_alface_verão.jpg”. O Google e outros sites de busca apreciam esses nomes de arquivo descritivos e ricos em palavras-chave;
  • Escreva texto alternativos – e o que seria isso? São descrições textuais exibidas se uma imagem não for carregada na tela. Os sites de buscas usam essas tags alt para determinar o conteúdo das imagens. Portanto, certifique-se se as fotos estão com tags descritivas e com palavras-chave relevantes;
  • O formato de arquivo certo – geralmente, JPEG é o melhor formato para fotos, enquanto o PNG é perfeito para imagens gráficas, como o logotipo do seu site. Essas pequenas dicas podem contribuir para a rapidez de carregamento da sua página e para uma experiência do usuário ainda mais positiva;
  • Sempre comprima as imagens – ninguém gosta de sites lentos, especialmente devido ao carregamento de imagens. Isso garante um carregamento mais rápido das páginas do seu site; compacte suas imagens usando ferramentas como ImageOptim ou CompressJPEG. Para quem tem Photoshop, use sem medo de ser feliz. No entanto, lembre-se de encontrar um equilíbrio entre compressão e qualidade da imagem;
  • SEO de Vídeo – hospede os seus vídeos em plataformas como Youtube ou Vimeo, incluindo títulos e uma descrição rica em palavra-chave.

Sobre otimização de imagem, a maioria dos Plugins de Cache estão fazendo comprimido e transformando os arquivos em WebP.

Essas etapas têm um efeito enorme no SEO, trazendo mais leitores e aumento de visualizações de páginas do seu site.

8. Use um plugin de metadados Recipe Card!

Não basta escrever a receita, hoje em dia, é necessário usar um plugin para incluir metadados nos sites de comida.

Nos meus dois sites de gastronomia, tanto o Manga com Papinha e o Tão Simples, eu uso o plugin WP Recipe Maker na versão gratuita para incluir Recipe Card.

Esse é um plugin de receitas bastante popular para o WordPress, aonde me oferece dezenas de modelos para exibir receitas, são altamente personalizáveis e também é responsivo.

Também dá para adicionar notas, fatos, imagens e uma opção de compartilhamento para o Pinterest das suas receitas.

Esse plugin oferece otimização de SEO para melhorar a classificação de suas receitas nos mecanismos de pesquisa.

Por fim, adiciona botões de CTA, aonde seus usuários possam ir direto para receita para ler e para a página de imprimir.

Existem outros plugins, tantos gratuitos e pagos para você instalar no seu site, por exemplo: Cooked, WP Delicious, Zip Recipes, entre outros.

9. Lembre-se que o Google é seu amigo!

Isso é verdade, meu amigo ou amiga. O Google tem várias ferramentas para te ajudar a melhorar o SEO do seu site.

O meu mais queridinho, é o Google Search Console!

Ele ajuda a entender como o sistema de busca avalia seu blog, ajudando a resolver problemas que impedem o Google de acessar seu conteúdo.

Além disso, fornece informações sobre palavras-chave mais comuns em seu site e o desempenho nos resultados de pesquisa do Google.

Fique de olho em métricas como consultas, cliques, impressões e taxa de cliques (CTR), que indicarão quais postagens têm bom desempenho e quais podem precisar de um pouco mais de conteúdo para melhorar o SEO.

O mesmo vale para o Google Analytics!

Neste aqui, você terá mais detalhes sobre o seu blog de culinária: “quanto tempo os meus leitores passam em uma página? Qual a percentagem de visitantes que saem do seu site rapidamente (taxa de rejeição)? E quais páginas são mais populares? Entre outros.”

A combinação destes dois serviços do Google irá ajudar o seu trabalho como criador de conteúdo culinário a crescer da maneira que você sonha.

10. Agora chegamos no final dessa postagem Dicas para Blogueiro de Culinária, então verifique os concorrentes!

Mas lembre-se, não copie conteúdos e nem imagens.

Dê uma olhada e obtenha inspiração para criar receitas em ocasiões especiais, analise a forma como estão escrevendo para os leitores e descubra o que está funcionando para otimizar aquele post do seu blog que não recebe visitas.

Veja como fazer isso:

  • Análise a concorrência – antes de tudo, descubra quem são os seus principais concorrentes, blogs ou sites de culinária que você gostaria de espelhar. Lembre-se, eles não são seus inimigos e sim, amantes da comida que atingiram o paladar certo com uma ótima estratégia de SEO;
  • Explore os conteúdos – principalmente os de maior desempenho. Analise as palavras-chave utilizadas, avalie a formatação e descubra o que torna essas receitas populares. Utilize essas descobertas para aprimorar suas postagens.
  • Mantenha-se atualizado nas atividades desses criadores – considere assinar os boletins informativos de outros sites de comida, acompanhe nas redes sociais ou use ferramentas mencionadas no primeiro item dessa postagem.

Lembre-se, esses concorrentes podem virar os seus melhores amigos, principalmente para colaborar, fazer postagens de convidado ou para uma simples troca de links.

Surgiu alguma dúvida? Quer mais informações e até conselhos para otimizar o seu blog de comida?

Então não hesite em contactar-nos!


Ah, antes de ir embora, confira esses dois artigos:

Caso tenha uma dúvida, ficarei feliz em responder por comentário ou no direct do meu instagram @nanaricchetti.

10 Dicas para Blogueiro de Culinária para Aumentar o Tráfego do Site

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

retornar para cima